terça-feira, 1 de maio de 2012

COMO FUNCIONA UMA COMPETIÇÃO DE BODYBOARD.

Regras e competições de bodyboarding

As competições oficiais no Brasil são regidas pela Confederação Brasileira de Bodyboarding que por sua vez segue as regras da federação internacional.
Uma competição de bodyboarding só tem início se as ondas tiverem, no mínimo, meio metro de altura. Os atletas são divididos em baterias, sendo que os melhores colocados no ranking já entram no campeonato em baterias mais avançadas – são os famosos cabeças-de-chave. Em cada bateria podem participar 2 ou 4 competidores. Sempre avança para a próxima bateria a metade dos atletas da bateria anterior.

As baterias das categorias amadoras duram 15 minutos enquanto que as baterias das categorias profissionais duram 20 minutos. Os atletas podem surfar até 10 ou 15 ondas, porém, só são computados os resultados das melhores ondas (esse número varia de acordo com o regulamento específico do torneio).

Na areia da praia, normalmente sobre um palco, estão os juizes. Baseados em determinados critérios, eles decidem quem passa ou não para a próxima bateria. Entre os itens observados estão: estilo, fluidez, escolha da onda, qualidade da manobra, segurança, velocidade entre outros.
­
Imagem cedida pela ABBCTour
Assim como no futebol, os juízes utlizam cartões para avisar os competidores sobre alguma infração: cartão amarelo é um alerta e o vermelho é desclassificação. É comum também o uso de bandeirinhas ou placas para orientar os competidores sobre o tempo da bateria. Bandeira verde significa início da bateria; a amarela mostra que faltam apenas 5 minutos para o final da bateria; bandeira vermelha indica o final da bateria.

Termos técnicos do bodyboarding

Dropar – descer a onda

Pico – pode ser o local na praia onde se surfa como também serve para indicar o local onde a onda se forma. Ex: o bodyboarder que está mais próximo do pico da onda tem prioridade sobre ela.

Fluidez – ato de realizar as manobras com rapidez e leveza

Interferência – punição dada a um bodyboarder que atrapalha a onda em que está outro bodyboarder

Point break – local onde as ondas quebram


O atleta profissional pode competir apenas nas categorias Profissional, Open e Master. Para tornar-se “profissional” o atleta deve encaminhar um pedido para a Confederação Brasileira solicitando a alteração de seu registro. Veja abaixo quais são as categorias aceitas pela Confederação Brasileira de Bodyboarding:

Profissional masculino e feminino
Não há restrição de idade.
Open masculino e feminino Não há restrição de idade; aberta a qualquer competidor, devidamente inscrito na competição.

Super Master masculino e femininoA partir de 30 anos

Master masculino e femininoA partir de 28 anos

Junior masculino e feminino Atletas que completam 18 anos no ano do campeonato

Mirim masculino e feminino
Atletas que completam 16 anos no ano do campeonato

Iniciante masculino e feminino
Atletas que completam 14 anos no ano do campeonato

Grommets masculino e femininoAtletas que completam 12 anos no ano do campeonato

Petit masculino e femininoAtletas que completam 10 anos no ano do campeonato

Estreante masculino e feminino
Categoria exclusiva para quem nunca competiu. Não possui restrição de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário