terça-feira, 18 de setembro de 2012

VERGONHA !!! Esgoto na praia de São Conrado ...




SÃO CONRADO o cantão esquerdo  é um dos picos mais constantes do Rio. Mesmo estando quase flat na maioria das praias da zona Sul, a diversão lá é garantida pela força dos triângulos formados pela ondulação que bate no costão da Niemeyer.

No fim de semana não foi diferente. Ondulação de Leste, água verde clara, esquerdas abrindo - na maré seca mais tubulares, e na maré cheia mais manobráveis. Como de se esperar, o descaso e desrespeito também estavam presentes.

Ao chegar à praia, já verifiquei que a água estava muito turva e mal cheirosa no inside. Mas, as ondas estavam rolando e resolvi entrar. Depois de passar pela arrebentação, deparei-me com um espetáculo visto normalmente em ilhas vulcânicas: uma cachoeira à beira-mar.

Mas, não era uma cachoeira comum. Era um duto, que concentra e direciona todo esgoto produzido em São Conrado e Rocinha para o emissário de Ipanema, rompido e jogando toda aquela imundície no local onde rolam as melhores ondas da praia.

No local do drop, a onda ainda estava verde e cristalina, mas no inside cinza e fétida. Peguei poucas ondas e me retirei. O barulho do esgoto descendo pelo costão me lembrava o tempo todo das doenças que podia pegar, e da vergonha de estar presenciando tamanho desrespeito ao meio ambiente e à população.

A praia de São Conrado sempre foi conhecida pela poluição, que era principalmente causada pela língua negra que saía em frente ao Hotel Nacional. Alguns anos atrás, fizeram uma obra miraculosa, e acabaram com esta língua negra. Resolveram o problema de saneamento do bairro e despoluíram a praia.

Como? Canalizaram a língua negra por toda a extensão de praia até o costão, onde construíram um túnel até onde os olhos da população não enxergam. O governo nos informou que haveria uma estação de tratamento e que todo o efluente lançado no costão estaria tratado. Outro milagre: como tratar boa parte do esgoto que vem da Rocinha com uma estação do tamanho de uma garagem?

Pois é, este tratamento não acontece. A situação permanece a mesma depois de terem sido gastos milhões em toda esta obra de maquiagem. Estamos em um período em que os olhos do mundo estão virados para a nossa cidade, e esta é hora de apontar os problemas e propor melhorias.

Vamos nos mobilizar, reclamar nossos direitos. Já há um site (Salvemossaoconrado.org) e uma página no Facebook – São Conrado implora por socorro -, onde podemos expor nossos pontos de vista, unir forças e tentar melhorar.

Pelo estado de conservação da tubulação, é bem provável que tenhamos outras cachoeiras pela Niemeyer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário