sábado, 28 de abril de 2012

DICAS DE BODYBOARDER PARA BODYBOARDERS...

Não adianta só paredão não, hein?!
rpc_2002_20_pq.jpg
Tubo
É um momento mágico entre você, sua prancha e a onda. É preciso ser uma onda "buraco" e você precisa de bastante técnica pois é preciso ter uma noção exata de acelerar, reduzir e até mesmo de entocar ( tudo no momento certo ). Associe essas coisas e vire um caça tubos! Experiência própria: momento mais maravilhoso que aqueles segundos lá dentro são simplesmente indescritíveis. Bons tubos,

360°
Consiste em executar um giro de 360 graus. Gire a cabeça e o corpo junto com a prancha para um dos lados da onda. Existem vários tipos de 360° e hoje, já é considerado uma manobra básica. Por isso, tente radicalizar pois um bom 360° é limpo, fluido e executado na parte mais crítica da onda.

360° Invertido
Execute um cutback e em seguida, tire as pernas da água. Levante o tronco mais do que o normal e fique com a cabeça já virada para o lado oposto da onda. Mantenha a rabeta da prancha fora d'água para que você possa girar rápido e não "vacar". Não esqueça de colocar-se com seu centro de gravidade bem no meio da prancha, mantenha o corpo ereto e os joelhos dobrados até que finalize o giro completo. Volte a posição normal e ataque o lip da onda com outras manobras. Bons treinos.

360° Aéreo
É uma das mais difíceis manobras no bodyboarding, e é necessário uma onda bem em pé para executá-la. Quando o lip da onda estiver começando a quebrar, use-o como uma rampa de vôo e concentre-se em girar sua cabeça na direção da espuma da onda e fazer com que a prancha acompanhe o movimento junto com o seu corpo. A medida que seu corpo estiver totalmente fora da água, chegue ele para a frente de sua prancha e volte à base normal na hora de aterrisar. Na verdade, esta manobra consiste nos mesmo movimentos de um 360 executado no lip de uma onda radical, mas na hora de voltar da manobra é importante que você se preocupe em ganhar uma projeção pra frente, pois assim a aterrizagem vai acontecer na onda, e não atrás dela.

Invertido Aéreo
Na minha opinião é uma das mais difíceis manobras. Precisa ser uma onda bem no estilo de uma rampa e você precisa de bastante velocidade. Ataque o lip no momento certo! Quando ele estiver começando a quebrar, use o corpo como um elemento de impulsão executando assim, o giro 360° no ar. Concentre-se em girar sua cabeça juntamente com o corpo para o lado oposto da onda, chegue o corpo para frente da prancha e volte a base normal para aterrizar. É muito importante que você se preocupe em ganhar uma projeção para frente, para cair de volta na onda e não perdê-la.


Aéreo
Para a execução de qualquer manobra aérea no bodyboarding, o requisito número 1 ( um ) é a velocidade e o número 2 ( dois ) é uma onda buraco que forme Bowl, uma rampa ou que feche. Com esses ingredientes, faça um boa cavada; após ganhar velocidade, espere a hora do lip começar a jogar; quando isso acontecer, suba com tudo, no intuito de decolar; quando estiver voando, projete a prancha para a frente para ganhar o máximo de projeção possível. No momento em que sentir o começo da descida, volte à posição normal, coloque a prancha debaixo do seu corpo e se prepare para a aterrissagem que nem sempre é tranqüila. Faça forças nas mãos para que, na hora do impacto, a prancha naum venha a escapulir; procure não cair de bico, inclinando-o um pouco para cima; contraia a barriga e aterrize. Lembre que a prática leva à perfeição e umas abdominais também ajudam!

El Rollo
Dê preferencia as ondas "buraco". Execute uma boa cavada, vá em direção ao lip e gire junto ou acima dele. Estique bem os braços e depois volte a posição normal. Se prepare para a aterissagem ( pois nem sempre é tranquila ) e complete o "El Rollo" sempre tentando voltar à parede da onda para executar mais manobras...

ARS
Escolha uma onda que lhe proporcione uma boa velocidade e forme um Bowl e faça como se fosse execular um el rollo. Antes de atacar o lip, perceba bem o momento certo para o ars. A onda tem que estar bem em pé e você deve bater no lip girando junto com ele. Aproveite o impulso que ele irá te dar, evite ter que furá-lo, mantenha a prancha junto ao corpo, jogue o bico da prancha na direção do olho da onda e projete o corpo sobre a prancha como num 360. Não se preocupe muito com a aterrissagem. Complete o giro dentro ou fora d'água.
Se ligue: Junte um el rollo, um aéreo e um 360.

Backflip
Escolha uma onda bem em pé, imprima bastante velocidade e quando o lip começar a quebrar, ataque-o como se fosse dar um aéreo. Quando já estiver projetando praticamente fora da onda, execute uma cambalhota ou seja, um salto mortal para tráz ( ou para frente, Frontflip ). É importante uma sincronia entre você e sua prancha, estando juntos desde o primeiro momento da manobra. Preocupe-se com a aterrizagem não ficando com a cabeça muito perto da prancha para evitar um provável choque.

Golfinho

Impulsione com força em direção à onda, isso lhe dará mais projeção e profundidade no seu mergulho. Quando a onda estiver se aproximando (um ou dois metros de você), e o lip estiver alto é só deslizar, posicionando as mãos firme na prancha na direção do bico.

Pressione e empurre o bico da prancha num angulo de 30 graus, use o momento da impulsão para afundá-lo mais. Quando estiver empurrando a prancha, e ela estiver submergindo, traga um joelho para a cauda da prancha e deixe ali para furar a onda.

Use seu peso no joelho e empurre a prancha para baixo, isso também vai ajudar na contra-balanceação na flutuação da prancha. Nessa altura você está inclinado para baixo, e a onda está quase sobre você.

Curve sua cabeça para baixo d'água e enquanto a onda estiver passando sobre você, use seus braços para manter a prancha junto do seu corpo e ao mesmo tempo que você usa seu joelho para afundar a prancha. Com os cotovelos e braços, direcione a prancha para a superfície no mesmo ângulo que o mergulho, isso fica mais fácil se você puxar com os braços e pressionar com os cotovelos. Seu corpo e suas pernas deverão voltar à posição para evitar resistência na água na subida. Mantenha sua prancha junto ao seu corpo e use a flutuação da sua prancha para lhe mandar de volta `a superfície.


Furando o lip

Uma manobra furando o lip é necessária quando a onda quebra rápido demais, sendo essa a única maneira de se fazer uma manobra.

Para furar o lip, faz-se praticamente os mesmos movimentos de um el rollo normal, o que muda é quando você se projeta um pouco mais atrasado.

A projeção da cavada deve ser um pouco mais forte, com o corpo mais em cima da prancha. No momento de furar, você ao mesmo tempo projeta seu corpo esticando os braços para frente, furando o lip e se preparando para a aterrissagem, completando a manobra.


Drop em ondas grandes

Pegar uma onda de 10 pés não é a mesma coisa de pegar uma onda pequena. A sensação de entrar numa onda grande é adrenalizante, como se o drop e a cavada fossem a parte mais importante, e o resto é conseqüência.

O momento do drop é atenção total, parece que você está a horas descendo sem previsão de bottom turn. Mas é aí que está o problema, se você esquecer de fazer o bottom na hora certa a onda faz de você picadinho.

O maior obstáculo para aprender a pegar ondas grandes é conciliar o drop com o bottom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário