sexta-feira, 1 de junho de 2012

EM BUSCA DAS ONDAS PERFEITAS...

AS MELHORES ONDAS DO BRASIL E DO MUNDO

Os surfistas são considerados a última tribo nômade, pois vivem sempre viajando em busca das maiores e mais perfeitas ondas do planeta. Para que você fique por dentro, estas são apenas algumas das mais cobiçadas ondas que te esperam para serem surfadas.

O Brasil possui um extenso litoral, com grande potencial e excelentes points para a prática do surf. Para ilustrar melhor ai estão algumas das melhores e mais famosas ondas, esperando para serem surfadas:

Silveira(SC): Considerado um dos mais clássicos point-breaks de direitas do Brasil, quebra com maior constância no inverno quando as ondas podem passar dos 12 pés. Nos dias de swell grande de sul, a entrada para o outside é feita pelas pedras, o que exige uma boa experiência do surfista disposto a encarar suas massa de água.

Matinhos (PR): Excelente point de direita, num dia bom pode oferecer ondas de até 6 pés perfeitas, lisas e tubulares. Principal pico do estado, é o local preferido pelos surfistas competidores para treinar e aperfeiçoar suas manobras.

Maresias (SP): Maresias tem alguns picos distintos espalhados pela praia. Um dos mais conhecidos é o Canto do Moreira, considerado por muitos a melhor e mais tubular direita de São Paulo, podendo chegar aos 8 pés perfeitos com ondulação de sul e vento leste, que é terral. Mais para o meio da praia quebram ondas em várias valas variando de 2 a 8 pés com altos tubos fazendo o surf ficar adrenalizante quando está grande, e restrito à surfistas com certa experiência.

Itamambuca (SP): Palco dos primeiros festivais de surf nos anos 70, a praia localizada em Ubatuba recebe até hoje alguns dos mais tradicionais campeonatos, oferecendo altas ondas no canto direito e outras bancadas espalhadas por toda extensão da praia.

Prainha (RJ): Transformada em reserva ecológica graças à ação e consciência ambiental dos surfistas, a Prainha é um dos mais tradicionais picos do país, oferecendo ondas constantes que variam dos 2 aos 8 pés.

Scar Reef (BA): Considerado um dos melhores reef breaks do Brasil, oferece ondas tubulares e perfeitas nas condições ideais. O fundo é de coral, por isso, tome cuidado principalmente na maré seca. Outras boas ondas podem ser encontradas na região.

Francês (AL): Beach break com ondas de ótima qualidade, apresenta ondas manobráveis e tubulares, além de quase sempre quentes. O visual contribui para tornar o cenário inesquecível, o que também favorece o constante crowd disputando as ondas.

Baia Formosa (PB): Point break de direita, oferece ondas extensas e alinhadas que percorrem toda a bancada levando o surfista a um passeio inesquecível. Ideal para treinar e aperfeiçoar seu surf, proporciona várias manobras na mesma onda.

Prai da Pipa (RN): Outro pico recheado de ondas boas, nas condições ideais pode chegar aos 6 pés perfeitos, com sessões de tubos e manobras. A região dispõe de inúmeras bancadas de areia, pedra e coral esperando para serem desbravadas.

Paracuru (CE): Onda de outside, o surfista deve remar uns 200 metros até atingir a bancada de pedra, que proporciona ondas grandes e fortes. È, junto com Icaraí, um dos principais picos do estado, revelador de grandes talentos do surf brasileiro.

Fernando de Noronha(PE): Fica a 360 km de Natal, um dos mais belos locais do Brasil. Fernando de Noronha foi declarada Parque Nacional Marinho em 1988 e passou a ter 70% de sua área vigiados de perto por fiscais do IBAMA, do Projeto TAMAR e do Projeto Golfinho Rotator. De dezembro a março, o mar se agita devido às ondulações de norte e nordeste, que trazem ondas perfeitas e um grande número de surfistas. As praias, esplêndidas, são banhadas por águas límpidas que continuam com o mesmo sabor selvagem de 500 anos atrás e com ótimos picos de surf como Cacimba do Padre, Cachorro, Conceição, Boldró e Laje do Bode.



1 Havaí: Com a chegada do inverno no hemisfério norte, todas as atenções se voltam para as grandes ondulações que atingem o pacifico norte, é nessa hora que o surf encontra sua verdadeira essência puramente traduzida nas ilhas do arquipélago havaiano. Todas as lentes miram para a costa norte da ilha de Oahu, onde rolam as mais poderosas ondas do mundo e acontecem os mais importantes eventos que fecham o calendário do circuito mundial de surf. O Havaí é diferente de tudo o que você já viu, lá o surfe é uma religião com regras que devem ser seguidas. As ondas mais famosas são Pipeline, Sunset, Waimea Bay e Rocky Point.

2 Indonésia: A Indonésia guarda surpresas reservadas para poucos abençoados, oferecendo uma quantidade de ondas perfeitas dificilmente encontradas em outro lugar. É considerado um dos melhores lugares do mundo para ondas pequenas e médias, com sessões incríveis para manobrar ou jogar para dentro de tubos perfeitos. Espalhadas por mais de 13 mil ilhas, as principais ondas são Uluwatu e Padang Padang (Bali), G-land (Java), Desert Point (Lombok), Mentawaii e Nias (Sumatra), entre outras milhares e perfeitas ondas. Local ideal para uma viagem exótica ou uma boat trip atrás das ondas perfeitas.

3 Austrália: A Austrália é um país emocionante onde a qualidade das ondas e a qualidade de vida impressiona. Os picos são mágicos e a Austrália é o lugar que sintetiza lugares crowd e quentes, com outros selvagens e desertos ou picos frios e de ondas gigantes. Podemos encontras excelentes ondas por todo o país, e as mais conhecidas são Burleigh Heads, Kirra e Snapper´s Rock (Gold Coast), Narraben e Manly (Sidney), Bell´s Beach e Johanna´s (Victoria), Gnarloo e Margareth River (West Oz).

4 Taiti: O fundo é sempre de coral. Através de canais de aproximadamente 50 a 100 metros de largura, é possível a passagem de barcos para ancorar dentro do atol e a saída para os surfistas em busca das ondas perfeitas. A geometria desses corais e o refluxo da água pelos canais criam direitas e esquerdas perfeitas que podem variar de rápidas e tubulares a lentas e gordas. Paraíso com ondas praticamente desconhecidas, em Teahupoo rolam alguns dos melhores e mais assustadores tubos do mundo.

5 África do Sul: Além de oferecer uma das melhores e mais longa direitas do mundo, Jeffrey´s Bay, essa é a terra dos animais selvagens e a oportunidade para fazer um safári inesquecível. Ondas boas podem ser encontradas por todo o país, sendo Jeffrey´s e Durban as mais disputadas. Cuidado com o frio e os tubarões brancos.

6 Europa: Ótima oportunidade para conciliar uma surf trip com uma viagem cultural. Ondas boas podem ser encontradas por todo o continente, porém as mais surfadas e conhecidas concentram-se na Espanha, com Mundaka, França, com Biarritz, Hossegor e Lacanau e Portugal, com Figueira da Foz, Ericeira e Cascais.

7 Peru: Podemos dizer que este pico é um dos mais consistente do planeta, recebendo diversos tipos de ondulações em todas as épocas do ano. Lá podemos surfar ondas pequenas e grandes, direitas e esquerdas, gordas e cavadas. Enfim, esta é uma trip com garantia de altas ondas e água fria! As mais famosas ondas peruanas são Chicama, Mâncora e Cabo Blanco (Norte), Pico Alto, Punta Rocas e La Isla, além de Herradura (Lima).

8 Costa Rica: Um dos lugares mais alto-astral do planeta, onde você terá a oportunidade de surfar ondas perfeitas nos dois oceanos (Pacifico e Atlântico), e ainda irá desfrutar do lema local "Pura Vida", aproveitando todas as delícias deste pico especial. Ondas para todos os gostos e níveis, sendo as principais Pavones, Jacó, Playa Negra, Avellanas, Playa Grande e Roca Bruja (Pacífico) e Isla Uvita e Salsa Brava (Atlântico).

9 Chile: Com um extenso litoral e clima frio durante quase todo o ano, o país apresenta ondas bastante constantes, com vários picos de ondas grandes e tubulares, além de geladas e quase sempre desertas. Os picos mais conhecidos são El Boi, El Colégio, Iquique e Arica, além da Ilha de Páscoa, que esconde mistérios ancestrais e ondas gigantes.

10 México: Recheado por ótimas ondas, o litoral do México oferece inúmeras opções para todos os níveis de habilidades. Sem dúvida o pico mais conhecido é Puerto Escondido, um dos melhores beach breaks do mundo, com ondas potentes e tubulares. O mar varia de 3 a 15 pés, da mais pura perfeição à maior fechadeira, quebrando pilhas de pranchas diariamente. Além de Puerto Escondido, outras boas ondas podem ser surfadas no país, como Barra de la Cruz, Rio Nexpa e La Punta.

11 Estados Unidos: Oferece boas ondas em todo o país, porém é na Califórnia, um dos berços do surf moderno, onde estão as melhores ondas, com as mais diversas condições de surf, desde merrecas muito longas como Malibu até ondas gigantes em Mavericks. Outras boas ondas podem ser encontradas em Black´s, Huntington e Trestles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário