terça-feira, 16 de outubro de 2012

VERÃO CHEGANDO E JUNTO COM ELE ALGUNS PERIGOS ( ÁGUAS VIVAS )...

Como tratar uma pessoa atingida por águas-vivas

Verão chegando, dias de calor insuportável, e nada melhor que ir passar as férias na praia e se refrescar tomando um banho no mar. Mas aí que está o perigo, não só os veranistas são atraídos para a praia em dias de calor, mas também as águas-vivas, mães-d’água, medusas ou caravelas, como são conhecidas, pois elas se proliferam em verões de muito calor. Elas chegam do norte, trazidas pelas correntes de águas quentes, em busca de alimentos para a reprodução. O mar mais salgado, também atraí as águas-vivas.
Muitas vezes estamos caminhando pela areia, e vemos diversas águas vivas no chão. Devemos ter muito cuidado, pois as águas-vivas – medusas vivem por algum tempo fora do mar, e elas também conseguem se regenerar com uma grande facilidade, afirma a oceanógrafa Anette Kümmel Duarte, do Instituto de Oceanografia da Universidade Federal do Rio Grande (Furg).


Mas o que devemos fazer quando presenciar um ataque de águas-vivas – mães-d’água em um banhista?
Para quem for atingindo pelos tentáculos das águas-vivas, o local onde está o veneno que causa a queimadura, não deve ser esfregado, nem passar água doce, que a dor só tende a piorar.

Fui atingido por águas-vivas, o que devo fazer?

A solução é imobilizar o membro afetado, inative os nematócitos (sistema de defesa das águas-vivas que produzem a toxina) com vinagre ou ácido acético por dez minutos, nunca utilize água fresca, álcool ou água sanitária, pois essas substâncias aumentam a liberação de veneno, tente retirar o tentáculo, passar creme de barbear e após passar cuidadosamente a lâmina de barbear para tirar os nematócitos, cremes com corticóides ou anestésicos podem ser aplicados pois ajudam a aliviar a dor, passar vinagre ou água do mar, porém, você deve ter cuidado quando pegar a água do mar para evitar que a água tenha mais tentáculos, jogar areia fina, talco ou farinha na lesão também ajuda. Caso a dor no paciente atingido continue, é importante procurar um atendimento médico

Veja abaixo algumas fotos de diversos tipos de águas-vivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário